"Até o Sol": Lançamento especial da Organoclorados - FamososBR FamososBR


“Até o Sol”: Lançamento especial da Organoclorados

Era o ano de 1992 quando a Organoclorados entrou pela primeira vez num estúdio profissional, pago com o prêmio ganho em um festival de música. Tempos de gravador em fita de rolo, equipamento analógico. A banda saiu com três músicas gravadas, entre elas Até o Sol. Nessa época, era uma canção lúgubre, muito influenciada pelo rock gótico inglês, mas até tocou em rádios FM da cidade e foi objeto da primeira tentativa de um videoclipe da banda. Com o tempo, aquela versão primitiva foi abandonada e parecia não ter futuro.

 

No começo dos ensaios para as gravações do álbum Princípio Ativo (álbum de estreia da Organoclorados, lançado em 2001), ela não figurava entre as primeiras opções da lista de pré-selecionadas. Como nos conta Artur W, autor da canção: “Não lembro exatamente em que momento tive a ideia de modificar o arranjo e adicionar uma pegada mais enérgica e pra cima, mas sei que tivemos chance de testar em alguns shows e a boa receptividade do público foi decisiva. No início, eu não fazia ideia que Até o Sol iria agradar, tinha dúvidas”. Apesar disso, Até o Sol entrou na lista e por muito tempo ficou restrita ao CD físico do álbum e aos shows. As redes de streaming só surgiriam muito tempo depois.

 

Por outro lado, Joir Rocha (bateria) reconhece: “Sempre gostei, mas na época acho que não via seu potencial porque eu apostava mais em outras faixas do álbum e também estava muito acostumado com o jeito gótico do arranjo que ela tinha quando foi criada. Rapidamente essa impressão mudou, por causa das reações e comentários positivos, primeiro do pessoal do estúdio de gravação e que tinha muita experiência, depois de pessoas próximas e público dos shows”.

 

Em 2016, a faixa passou por uma remasterização, resultando numa sonoridade mais intensa, com frequências mais acentuadas que tornaram sua audição mais impactante, para logo depois integrar o EP/CD Organoclorados Remasters e sair nas redes de streaming como parte de um grupo de faixas do Princípio Ativo.

 

Gradativamente Até o Sol foi tomando espaço nas apresentações e internamente passou a simbolizar a própria trajetória da Organoclorados, marcada por desafios, resiliência, perseverança e sobretudo determinação, assim como passagens das vidas dos músicos.

 

Uma grande vivência nos palcos e interações com o público levam os amigos André G (baixo) e Roger Silva (teclados) a concluir juntos que “as pessoas perceberam a força e as diversas mensagens dessa música talvez antes mesmo dos integrantes da banda e uma coisa interessante é que não é só entre a galera roqueira que essa música agrada, ela é bem recebida também por quem curte outros estilos e nem gosta tanto de rock”.

 

Talvez isso aconteça por causa da combinação de rock e música brasileira na atmosfera pós-punk/new wave repaginada de Até o Sol e que permite que ela transite entre várias vertentes do rock e do pop, com uma letra até certo ponto enigmática que suscita interpretações variáveis, mas que consegue transmitir uma positividade genuína e poética capaz de criar identificação e empatia.

 

Atendendo a sugestões, a banda de rock baiana aproveitou o embalo das celebrações de fim de ano e a semana de solstício que anunciou a chegada do verão, para fazer seu lançamento em formato single. Essa estratégia de distribuição traz novas possibilidades para escutar e adicionar a faixa às bibliotecas e playlists de usuários e curadores, além de facilitar a veiculação em rádios e webradios. Assim, a inquieta Organoclorados exercita mais uma vez sua caminhada na busca da conexão com os corações e mentes.

 

O quê: Até o Sol (single), por Organoclorados.

Música e Letra: Artur W.

Gravada no Estúdio Caminho Três.

Remasterizada no Estúdio Jimbo.

André G (baixo); Artur W (guitarra, violão folk, voz); Joir Rocha (bateria); Roger Silva (teclados).

Quando: A partir de 23 de dezembro/2022.

Onde: Todos os serviços de streaming de música.

 

Spotify: encurtador.com.br/avIJO

 

Sobre a Organoclorados: Banda de rock de Alagoinhas, Bahia, Brasil com 04 álbuns, 02 EP, 02 DVD e 01 card drive no currículo, e presente em todos os serviços de streaming de música.

 Mídias sociais: https://li.sten.to/organoclorados

 


-PUBLICIDADE -