Prestes a estrear no Teatro Cia da Revista, em São Paulo, “Preta é a cor do Céu” é um espetáculo repleto de música, dança e declamações, um tributo a MPB (Música Preta Brasileira), revivendo e exaltando canções marcantes. No Mês da Consciência Negra a peça vai além das questões raciais, com um toque de comédia sarcástica e teor crítico, através dos diálogos entre a Deusa e o Diabo, afinal, Deus se revela de várias formas. Com patrocínio do Atacadão através da Lei Rouanet, o público poderá prestigiar o espetáculo a partir de 10 de novembro, as cinco primeiras apresentações são gratuitas com retirada de ingressos no Sympla. No decorrer do mês, a peça será apresentada às quintas, sextas e sábados, sempre às 21h e aos domingos dias 13, 20 e 27 de novembro serão duas sessões: 17h e às 19h.
O diretor Eduardo Silva, diz que a expectativa é grande para a estreia. “Desejo que as pessoas entendam que todos temos um pouco de Deusa e Diabo dentro de nós. Ninguém é só bom ou só ruim, tipo yin e yang”, ressaltou. Não esquecendo que o principal objetivo da peça é trazer à tona a questão racial, preconceitos, vulnerabilidade e violências vividas diariamente por pessoas negras, tudo isso se transforma num espetáculo musical.
“O único momento do espetáculo que a Deusa e o Diabo se juntam é a causa preta, muito maior que qualquer religiosidade. Como negros, não podemos esquecer os que vieram antes de nós e temos como ofício artístico valorizar e trazer à memória as raízes que nos compõe”, explica Kleber, responsável pela concepção, idealização e direção musical do espetáculo.
Sobre a direção e o elenco
Quem assina a Direção Geral do espetáculo é o prestigiado “Eduardo Silva”, ator, diretor e preparador de elenco, dono de um currículo extenso com 44 anos de carreira, tem participações em: filmes publicitários, seriados, nove novelas, dezenove longas metragens e inúmeras peças teatrais somando os prêmios: 2 em 1 curta metragem e 19 em teatro adulto e infantil-juvenil como: Ator Revelação, Melhor Ator coadjuvante e Melhor Ator (APCA, Mambembe, APETESP, Molière e Prêmio Shell). Eduardo também assinou a direção do grupo de Teatro Amador PP da FEA/USP (1992/93), onde conquistou dois prêmios no Festival Universitário TUSP. Já no Teatro Profissional dirigiu duas peças adultas e uma infanto-juvenil com a qual foi indicado ao prêmio APETESP como Melhor Diretor.
O elenco é formado por artistas negros da periferia de São Paulo, dentre eles músicos, atores, dançarinos e intérpretes:
Ayana Amorim, Kleber Martins, Caio Moura, Jennifer Souza e Yasmin Olí.
Serviços
Espetáculo: “Preta é a cor do Céu”
Local: Teatro Cia da revista
Data: 10 a 27 de Novembro
Quinta a sábado às 21h00 e Domingo duas sessões às 17h00 e 19h00
Endereço: Alameda Nothmann, 1135 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01216-001
Ingressos no Sympla: R$20,00 inteira / R$10,00 meia entrada
Sessões Gratuitas nos dias: 10,11 e 12 de Novembro às 21h00
13 de Novembro às 17h00 e às 19h00
Este projeto apresenta ações de inclusão, apoio à diversidade e educação, o espetáculo terá o total de cinco sessões gratuitas, além da distribuição de 15% dos ingressos gratuitos para entidades carentes e alunos da rede pública nas sessões pagas.
Ficha Técnica
Idealização, Concepção e Direção Musical: Kleber Martins
Texto: Gabriela Jonas
Direção Geral: Eduardo Silva
Diretora Assistente: Marta Caetano
Produção Executiva: Michelle Marcelino
Assistente de Produção: Danilo Stavale
Elenco:
Deusa: Ayana Amorim
Diabo: Kleber Martins
Cantores: Caio Moura, Jennifer Souza e Yasmin Olí
Piano e Sintetizadores: Alex Gomes
Bateria: Junior Oliveira
Percussão: Alex Culin
Guitarra: Silas Priminho
Baixo-Elétrico: Douglas Santos
Coreógrafo: Thico Lopes
Cenário e Figurinos: Kleber Montanheiro
Criação, Montagem e Operação de Luz: Agnaldo Nicoleti
Técnico Som: Thiago Cruz
Fotografia: João Oliveira
Visagista: Eliseu Cabral
Projeto Gráfico: Andressa Lima
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria – Laís Monteiro
Consultoria Digital: Hy! Digital Marketing
Consultoria Jurídica: Luna Oksman
Assistente Administrativo: César Frezzato
Apoio: Atacadão
Marketing Cultural: Parlare