Dizer que Shakira teve um ano difícil seria um eufemismo. Além do fato de que ela está se separando de seu parceiro de mais de uma década, seu pai está passando por problemas de saúde e ela também está sob investigação pelo governo espanhol, que alega que ela não pagou os impostos que deveria.
Shakira agora é capa da revista Elle, fornecendo algumas respostas sobre todos esses assuntos e uma atualização sobre sua música.
Na entrevista, Shakira discutiu seu relacionamento abertamente, revelando mais do que nunca. Ela falou sobre este momento de sua vida, que tem sido tão difícil devido à separação de Gerard Pique , os problemas de saúde de seu pai e as acusações de fraude fiscal, e como a música tem sido uma fonte de refúgio. “Sinto que neste momento da minha vida, que é provavelmente uma das horas mais difíceis e sombrias da minha vida, a música trouxe luz”, disse ela.
Enquanto Shakira evitou qualquer coisa muito incendiária ao discutir o colapso de seu relacionamento com Piqué, ela deu alguns golpes e deixou claro que, no início de seu relacionamento, era ela quem fazia sacrifícios. “Como jogador de futebol, ele queria jogar futebol e ganhar títulos e eu tive que apoiá-lo. Quero dizer, um de nós dois teve que fazer um sacrifício, certo?” ela disse. “E eu fiz isso. Coloquei minha carreira em segunda marcha e vim para a Espanha, para apoiá-lo para que ele pudesse jogar futebol e ganhar títulos. E foi um sacrifício de amor”, disse ela. “Graças a isso, meus filhos puderam ter uma mãe presente e eu tenho esse vínculo incrível com eles que é inquebrável e que nos sustenta. Você sabe, é isso. Isso é tudo o que posso dizer.”
Shakira também falou sobre a música “ Te Felicito ”, que muitos consideram uma resposta ao seu rompimento. Quando perguntada sobre as letras e se elas fazem referência a sua relação com Pique e o fato de ela ter sacrificado partes de si mesma para dar espaço para ele, ela disse: as letras que escrevo, nos vídeos que faço. Quando a luva se encaixa, ela se encaixa. Como eu disse antes, minha música é esse canal.”
Shakira também falou sobre as acusações fiscais contra ela do governo espanhol, que ela levou ao tribunal por uma questão de princípio. “As autoridades fiscais espanholas viram que eu estava namorando um cidadão espanhol e começaram a salivar”, disse ela ao falar sobre os primeiros meses de seu relacionamento com Piqué. “Está claro que eles queriam ir atrás desse dinheiro, não importa o quê.”
Ainda assim, Shakira diz que tem muito apoio, e que veio de amigos e familiares, mas também de fontes inesperadas, como colegas. “Por exemplo, will.i.am . Ele me consulta regularmente e um dia até me enviou uma linda oração”, disse ela. “ Chris Martin está sempre checando e me dizendo que está lá para mim, qualquer coisa que eu precise. João Luís Guerra. Alejandro Sanz .”
Enquanto Shakira está sozinha agora, ela deixa claro que não está sozinha, o que é suficiente por enquanto. “Eu posso ser o suficiente neste momento para mim e para minha família, para meus filhos.”