No dia 19 de julho decorreu em Madrid um desfile para assinalar a conclusão do Mestrado em Design de Moda na escola MONATELIER, dirigido pela designer Tamara Press.
O hotel Iberostar Las Letras serviu de cenário para as criações dos doze graduados: Albe Goitia, Alba Partera, Alma Sanchez, Andrea Yébenes, Ana Rey, Marta García, Africa Sánchez, Priscila Cordero, Mar Lázaro, Andrea Sabillon, Nora Llanos e Vanessa Monsalve.
Cada um dos novos designers levou para a passarela quatro criações próprias, desenvolvidas ao longo de nove meses com o acompanhamento da designer Betty Paz, professora de design, modelagem e costura do mestrado, em um evento que contou com a colaboração de Karamel Modelos.
Anteriormente, as modelos posaram para o conhecido fotógrafo Sebas Candiolli, com o objetivo de incorporar os desenhos ao portfólio de cada um dos criadores.
A influenciadora Nadia Jiménez, futura promessa do design espanhol, que atualmente está em formação no Monatelier, também participou do desfile. Para a ocasião, Nadia usou um modelo da marca SP BY BETTY PAZ, assim como a própria Betty, a quem perguntamos sobre as criações apresentadas:
“Las creaciones de cada una eran únicas, pero el punto que unía las piezas, en términos globales, era la deconstrucción”, explica.“Se trataba de un proyecto que se desarrolló desde el diseño hasta la costura, dos áreas que llevo dentro de a escola. A desconstrução foi um desafio de design que eles tiveram que incluir em suas coleções: começar com uma peça de roupa já feita e desconstruir essa ideia para transformá-la em algo novo. Esta tarefa vai de mãos dadas com a cadeira de moda sustentável: o uso de peças já feitas para lhes dar uma segunda vida. O resultado foi fantástico.”
As criações de cada um eram únicas, mas o ponto que unia as peças, em termos globais, era a desconstrução”, explica. “Foi um projeto que foi desenvolvido desde o design à costura, duas áreas que carrego dentro de uma escola. A desconstrução foi um desafio de design que eles têm que incluir em suas coleções: começar com uma peça de roupa e desconstruir essa ideia para transformá-la em algo novo. Esta tarefa anda de mãos dadas com uma tendência de moda sustentável: ou a utilização de pequenas peças para lhes dar uma segunda vida. O resultado foi fantástico.”