Espetáculo "Limonada" estreia em São Paulo no mês da diversidade - FamososBR FamososBR


Espetáculo “Limonada” estreia em São Paulo no mês da diversidade

O espetáculo é um projeto voltado para o público jovem LGBTQIA+, em cartaz desde 2017, narra as desventuras amorosas de Beto, um rapaz gay que está se aproximando dos 30 anos de idade. Prestes a iniciar a comemoração de seu aniversário, Beto recebe a visita de seus cinco ex-namorados. Se sucede, então, uma viagem pelas memórias do rapaz, que tenta conciliá-las aos seus sentimentos. A montagem com foco na diversidade jovem reestreia dia 3 de junho, sexta, às 21h, no Espaço Ao Cubo, e se propõe a ser uma peça teatral que fala do universo gay sem se utilizar de clichês ao abordar essa realidade. 

 

Com texto e direção de João Hannuch, que buscou inspiração em seus relacionamentos amorosos que não deram certo, “Limonada leva ao palco, de forma leve e poética, a realidade de relacionamentos no mundo moderno no ponto de vista do que acontece com casais do mesmo sexo. Dividida em seis partes, a peça conta com 11 atores, que se revezam para dar vida aos personagens. Em cada sessão uma surpresa no elenco, um ator convidado estará em cena.

 

Ao longo da montagem, Beto tece uma relação estreita com o público e o provoca a perceber as nuances dos vínculos que se criam ao longo da vida. Para o autor e diretor, o espetáculo mostra um pouco das relações que permeiam as memórias de todas as pessoas. “Conto minhas experiências e aquilo que aprendi com cada uma delas. Quando a vida te dá limões, o melhor é fazer uma limonada”, conta João, já explicando o título da peça. Através dessa dinâmica, “Limonada mostra, despretensiosamente, o quanto é possível mudar alguém e ser mudado ao longo do tempo.

 

Universo HQ e a Benvinda Mostra

A encenação de “Limonada” parte de um conceito cartunesco e minimalista. A cenografia traz diversos cubos, que são montados em diferentes configurações, fazendo alusão a brinquedos infantis e ao universo colorido no qual vive o protagonista. Cada personagem é concebido como um avatar individual, habitante da imaginação do protagonista, criando figuras que ultrapassam os limites do realismo. Já a trilha sonora mistura músicas dos anos 40, 50 e 60 colaborando para a imersão do público neste universo lúdico e de HQ. A HQ é a adaptação da peça homônima, primeira obra LGBTQIA+ da Benvinda Cia. Com estilo de desenho único e enredo divertido e emocionante, Limonada traz elementos  do universo gay para refletir sobre os amores que deixamos para trás e como eles moldam  nosso presente.

 

Sobre a Benvinda Cia

A Benvinda Cia. nasceu em 2016 a partir do desejo de participantes de diferentes grupos teatrais da Cultura Inglesa de aprofundar sua investigação em práticas artísticas. Pesquisadores de uma linguagem Pop e contemporânea e da transposição da estética das histórias em quadrinhos para a cena, contou com apresentações e temporadas em teatros paulistanos como iNBOx Cultural, Parlapatões, Viga Espaço Cênico e Cia da Revista; e centros culturais como a Casa1, Centro Cultural Grajaú, Casa de Cultura Parelheiros, Centro Cultural Vila Formosa, Casa de Cultura Tremembé e o Centro Cultural da Diversidade. O grupo investe na colaboração entre seus atores-criadores e direção, criando dramaturgias completamente autorais que dialogam com o mundo que nos cerca, e expande sua pesquisa para outras mídias, com a publicação de duas HQs pela Editora Giostri (“Limonada” e “Ana e a Baleia”, ambas à partir de peças homônimas da companhia), peças podcasts, leituras dramáticas ilustradas, peças em formato digital, vídeos ensaísticos sobre a cultura pop e da realização de oficinas abertas nas linguagens do corpo e das artes visuais. Em sua trajetória, abordou a busca pelos sonhos impossíveis (Seja Benvinda, 2016), passando pela complexidade das relações amorosas com recorte LGBT (Limonada, 2017), a fragilidade da saúde mental no mundo contemporâneo (Eu Amo Robô, 2018), até o questionamento dos padrões de beleza no imaginário infanto-juvenil (DinoSarah, 2019). Neste mesmo ano, realizou também pesquisa no teatro itinerante, com características imersivas e performativas (Bernadete Azul, 2019). Durante o isolamento social, participa do projeto #QuarentenaProjetada, da Mídia Ninja em parceria com o Instituto Moreira Salles e lançou a peça podcast Princesa Terapia (2020), por meio do Podcast Ato Pop. Estreou a peça DinoLive (2020), uma continuação da peça DinoSarah pensada para o período de isolamento social em formato gameshow, através de seu canal do YouTube, onde também lançou a leitura dramática do HQ do grupo, “Ana e a Baleia”, que integra a programação do festival Respirarte da Funarte, na categoria de artes integradas. Já no início de 2021, realiza a #BenvindaOficina, uma semana de encontros artísticos em diferentes modalidades, com aulas conduzidas por seus integrantes nas áreas da dança, circo, performance, dramaturgia e interpretação. Em março, lança a HQ “Limonada”, escrita e ilustrada por João Hannuch a partir da dramaturgia homônima do grupo; e “benPOP”, uma série de vídeos sobre cultura pop publicada semanalmente em seu canal de YouTube. O grupo dá início a 2022 com o lançamento da HQ de “Ana e a Baleia”, publicada pela Giostri Editora, seguido da estreia de temporada da peça homônima, no Teatro Irene Ravache, em janeiro. Em abril, entra em cartaz com “Amanhã não moro mais aqui”, mostra de pesquisa em depoimento pessoal e autoficção, tendo como pano de fundo a construção de uma cápsula do tempo cênica pelos atuantes.

 

Ficha Técnica:

Direção e Texto: João Hannuch

Elenco: Alexandre Ogata, Beatriz Franco,Emma Jovanovic, Giovanne Malta,Jhones Pereira, Jhullie Campos, João Hannuch, Lécio Rabello, Virgínia Lapoian

Atores Convidados alternantes: Matheus Kawa, Fernando Segall e José Pessoa

Som: Carolina de Biagi

 Iluminação: Nina Moratto

Produção: Bárbara Grossi


-PUBLICIDADE -