Kate Middleton é oficialmente conhecida como Duquesa de Cambridge. Muitos se perguntaram, ao longo do tempo, por que o mundo não a trata como uma princesa, como foi o caso da princesa Diana.
Normalmente, na família real britânica, os títulos de princesas são concedidos apenas aos descendentes biológicos do soberano, e isso significa que a filha de William e Kate, Charlotte, terá o direito de usar esse título. Outras mulheres com esse direito na família real são a princesa Anne, a princesa Beatrice e a princesa Eugenie. Ou seja, Diana e Kate não são princesas.
É claro que Diana não tinha parentesco com a rainha Elizabeth e era conhecida em todo o mundo como princesa Diana. No entanto, este nome não era oficial, mas um dado a ele por admiradores reais. Oficialmente, a mãe de William e Harry era Diana, Princesa de Gales, com o título emprestado de seu marido Charles, Príncipe de Gales.
Diana poderia usar o título de princesa apenas na forma da princesa Charles, o que atesta que a posição nobre é adquirida graças ao casamento. Como Diana, Kate é uma princesa por meio de seu casamento com o príncipe William, mas ela só pode usar esse título como princesa William.
Seria o mesmo caso de outras nações não monárquicas em que se chamava – não mais já que mulheres não são propriedades – pelo sobrenome do marido, exemplo: Senhora John Kennedy chamariam a esposa do ex e falecido presidente dos EUA.
Por sua vez, Meghan Markle pode usar o apelido oficial da Princesa Henry, Duquesa de Sussex.