Todos têm qualidades e defeitos. Portanto, é preciso se libertar para ir de encontro à sua melhor versão. Essa é a aura do novo EP de Zuza Zapata, que é intitulado Animal Alado e alude à iniciativa de transformar solidão em solitude.
No âmbito melódico, o mini-álbum mescla a brasilidade ao rock alternativo dos anos 1980. Assim, Zuza inspirou-se em The Smiths, The Cure, Cazuza, Belchior e Terno Rei durante as sessões de gravação. O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, contando com recursos do Governo Federal e do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O repertório inclui a faixa-título Animal Alado, o poema/introdução Pássaro, e as músicas Eu Não Posso Parar, Minha Rota, Eu Ando Assustado, Touro Furioso e Eu Ando Sonhando. O álbum foi gravado de forma remota.
Assim, Zuza gravou as linhas de voz em casa enquanto o instrumental foi captado no Estúdio Baeta, em São Bernardo do Campo, com o suporte do produtor Caio Andreatta. O disco ainda contou com a direção de Zeca Vieira e mixagem e masterização de Odael Rodrigues. O baterista Cláudio Baeta também colaborou no projeto.
O cantor destaca o teor sentimental da obra. “Vejo que o disco surgiu num momento de muita angústia, tanto em relação à vida pessoal quanto à carreira artística. Por isso, Animal Alado reflete sobre a importância de estar feliz consigo mesmo, compreendendo as nossas qualidades e defeitos. Espero que este trabalho possa tocar o coração das pessoas, trazendo-as para toda a minha odisseia poética”.
Zuza Zapata é natural de Macaé, Rio de Janeiro, e está em atividade há cerca de 10 anos. Anteriormente, o artista divulgou o disco Crônica de Ontem e Outras Saudades, em 2014, além de outro homônimo em 2010.
Escute o álbum Animal Alado via Spotify ou Deezer
Vale pontuar que o EP Animal Alado trata-se de um lançamento multifacetado. Isso porque cada uma das faixas obtém ilustração e vídeo arte, respectivamente, desenvolvidas por Caró Lago e Zeca Vieira. Todo o material estará disponível no site de Zuza Zapata, onde o artista fornece ainda uma ferramenta de acessibilidade.
Setlist
- (Intro) Pássaros
- Eu não posso parar
- Animal Alado
- Eu ando assustado
- Minha Rota
- Touro Furioso
- Eu ando sonhando