O cantor DIGAØ acaba de lançar o single Jude. O lançamento ocorre em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, mundialmente celebrado no dia 21 de março. A faixa conscientiza sobre a alteração genética enquanto aborda a relação paterna, tendo em vista que DIGAØ compôs Jude em homenagem ao seu filho Judah.
A música ainda conta com a participação do ex-Capital Inicial, Bozzo Barretti, tocando mellotron e teclado. Toda a produção foi desenvolvida por DIGAØ, que utilizou as ferramentas do Musikorama Studio Online para mixar e masterizar a canção. O músico frisa que Jude é uma faixa sobre incentivo e superação.
“A canção demonstra algumas barreiras iniciais que o portador de Síndrome de Down enfrenta e ilustra o desejo do pai em tentar intervir ao máximo para auxiliar no desenvolvimento do filho. Escrevi Jude quando o meu filho tinha por volta de 1 ano. Eu observei que ele não conseguia andar ou ficar de pé devido a hipotonia – um sintoma que causa moleza e flacidez ao tônus muscular”.
Ainda de acordo com o artista, Jude aborda o preconceito social acerca ta trissomia. “Na letra, destaco o verso ‘tua genética só diz que você é igual a mim’ com o intuito de colocar o “especial” em patamar de igualdade com o “neurotípico”. Ambos são “portadores” de desejos e necessidades, e portanto, são iguais. Jude é um acalento para os novos pais de crianças especiais, sendo um manifesto de respeito às diferenças”.
Escute Jude via Spotify ou Deezer
No âmbito melódico, Jude reflete a influência de nomes como U2, Nando Reis, Katsbarnea, Counting Crowns e Dulcimer. Anteriormente neste ano, DIGAØ divulgou os singles Verão da Corrupção e Almas Rebeldes. Este último, inclusive, conta com a participação da escritora e cantora, Jadna Alana.