Em 1998, a banda britânica bôa lançou o single “Duvet”, que se tornou um sucesso cult e trilha sonora do anime “Serial Experiments Lain”. Mais de duas décadas depois, a canção viralizou no TikTok, chegando ao #13 global e acumulando mais de 500 milhões de streams no Spotify. O sucesso trouxe um novo público para a banda e levou-os de volta ao estúdio para gravar um novo álbum. Com lançamento previsto para 18 de outubro, Whiplash marca essa nova fase, trazendo uma fusão de indie rock nostálgico com letras de conforto e introspecção. A produção musical é assinada por Chris Zane (Jack Antonoff, Friendly Fires, St Lucia).
O primeiro single, “Walk with Me”, destaca a familiaridade e a renovação, enquanto a faixa-título e canções como “Vienna” e “Beautiful & Broken” exploram temas como fim de relacionamentos e crises de identidade. As músicas mostram que a química entre os integrantes nunca deixou de existir, mesmo durante o hiato que começou em 2004 – durante esse tempo, a vocalista e guitarrista Jasmine Rodgers (filha da lenda do rock Paul Rodgers) estudou zoologia, além de lançar músicas solo. O baixista Alex Caird se dedicou às artes visuais, pintura e ao ensino de música. E o baterista Lee Sullivan se concentrou na vida familiar, enquanto escrevia e produzia música.
O novo álbum reflete a maturidade, trazendo uma sonoridade que, ao mesmo tempo, ecoa o passado e abraça novos horizontes. Esse retorno vem sendo um sucesso com o público: a turnê recente da banda pelos Estados Unidos e Europa esgotou totalmente, com todos os ingressos do show de Londres vendidos em apenas 12 horas.
Whiplash é o quarto capítulo de uma discografia que conta com The Race of a Thousand Camels (1998), Twilight (2000) e Get There (2005). O novo álbum está disponível para pré-save e os singles, em todas as plataformas de música.