Um dos nomes mais cultuados da arte brasileira, Paulo Leminski completaria 80 anos neste ano. Com uma obra múltipla e vibrante, ele passou por linguagens artísticas com uma rica obra poética, de prosa experimental, tradução, ensaios e composições musicais. O legado desse trabalho criativo, seu impacto no presente e um olhar para o futuro estão sendo celebrados neste ano com eventos especiais. Em São Paulo, a celebração ocupa o Sesc Avenida Paulista entre os dias 03 e 08/09 com show, peça, mostra e debates.
“São Paulo foi fundamental para o meu pai ser quem foi. Uma semana paulistana para comemorar tantos aspectos da sua vida e obra, no ano que ele faria 80 anos; ele deve estar muito feliz.”, conta Estrela Leminski, filha do poeta.
No dia 04, Estrela Leminski lança seu primeiro romance “Quando a Inocência morreu”, às 19h, na Biblioteca do Sesc, com a presença de Alice Ruiz e Marcelino Freire. A programação inclui também a peça “Lusco Fusco”, inspirada na canção “Luzes”, com apresentações nos dias 6 e 7 de setembro, e o show “Leminskanções”, no dia 8, que comemora 10 anos de lançamento deste álbum dedicado a obra musical de Leminski, com novas interpretações de suas composições. Conduzido por Estrela Leminski, acompanhada por Teo Ruiz, além dos músicos Danilo Penteado, Rui Garcia e Guilherme Dias, o show conta com a direção musical da multiartista Natalia Mallo. Além disso, entre 3 de setembro e 6 de outubro, a Biblioteca do Sesc exibe intervenções poéticas e flâmulas com textos do poeta, em uma curadoria de Aurea e Estrela Leminski.
“Meu pai lia os gregos e não desperdiçava nenhum repertório, ele era um profundo conhecedor de mitologia, de culturas, línguas, mas ao mesmo tempo ele sempre teve essa preocupação como um bom estudante de comunicação, de trazer isso da maneira mais imediata possível, mais pop, que trouxesse identificação. Ele usava diversos aspectos, diversas facetas dele para a poesia dele se manifestar, fosse as próprias tradições, fosse através da música. Então, ele tinha essa multiplicidade e acaba ficando inevitável que a gente aborde desta forma”, diz Estrela.
Recentemente foi realizado, na Curitiba natal do artista, o Festival Paulo Leminski 80 Anos com shows de grandes parceiros do artista e de artistas inspirados por ele. Além do evento no Sesc Avenida Paulista, para este ano estão previstos novos livros chegando às livrarias. “Instantes” (Saraiva Educação), é um livro de poemas infantis ilustrado por Juliana Mota. Outra obra infantil é “A Lua no Cinema” (Ficções), ilustrado por Marcio Levyman. Uma nova edição de “Metaformose – uma viagem pelo imaginário grego” chega com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira pela editora Iluminuras. Além disso, uma edição especial da Revista Pernambuco será lançada com uma homenagem ao autor. A exposição Múltiplo Leminski, que circulou por muitas cidades brasileiras, abre suas portas em Matosinhos (Portugal) no dia 29/09. E as comemorações não param por aí.
“Estamos planejando ainda algumas surpresas até o final do ano. Farei diversos shows com o repertório do ‘Leminskanções’ e acabou de estrear uma peça chamada ‘Cabaré Haicai’, que ajudei na cenografia. Teremos muitas formas de celebrar o pai neste ano”, conclui Estrela.
O Sesc Avenida Paulista fica localizado na Av. Paulista, 119.