Um dos principais nomes da música pop atual, RAYE lança o aguardado single “Genesis.”. Uma queridinha dos fãs em suas performances ao vivo, a faixa é um épico sentimental de sete minutos em três atos sobre as origens de seu universo. “Genesis.” eleva as letras emocionalmente cruas e vulneráveis da artista a um hino de batalha divino, com inspirações tão diversas como big band, jazz, hip-hop, R&B, gospel e pop contemporâneo. A faixa, que sucede o aclamado My 21st Century Blues, chega junto de um vídeo poderoso.
“Tem uma frase de Nina Simone que amo: ‘É dever do artista refletir os tempos’. Essa citação representa muito para mim e acredito que a melhor maneira de tentar fazer isso é através da minha arte e da minha música. Há tanta escuridão e dor neste mundo em que vivemos, e eu quis criar algo que fosse ao mesmo tempo profundamente pessoal e tão cru quanto eu poderia me encontrar sendo sobre minha própria mente e o mundo que vejo ao meu redor”, conta ela.
2024 está sendo um ano de grandes conquistas para RAYE, que recentemente fez shows no Brasil – incluindo uma performance elogiada no C6 Fest. Neste ano, a artista recebeu o prêmio de Compositora do Ano no Ivor Novello Awards, se apresentou no Saturday Night Live e no Coachella, e se tornou recordista de prêmios no BRIT Awards, com 6 prêmios em uma única edição, inclusive Melhor Compositor, categoria inédita para uma mulher. Além disso, fez sua estreia no MET Gala, vestindo um modelito Fendi feito sob medida, e foi indicada a Melhor Artista Internacional no BET Awards.
O talento de RAYE, visível no laureado My 21st Century Blues, conta com mais de 5 bilhões de streams. “Escapism.”, o grande sucesso do álbum, que viralizou no TikTok, não só se tornou o single mais vendido por uma artista britânica em 2023, como também deu a RAYE o seu primeiro número 1 no Reino Unido e a primeira entrada na Billboard Hot 100, nos EUA, onde recebeu certificação de platina. Depois de abrir shows para Lewis Capaldi, Kali Uchis e SZA, RAYE fez uma performance marcante no Royal Albert Hall, acompanhada por uma orquestra de 50 pessoas e por um coro de gospel, descrita pela crítica como “a artista mais talentosa desde Adele e Amy Winehouse”. Agora ela dá um novo passo em uma carreira já vitoriosa com uma de suas mais ousadas composições.
“Essa música é uma peça de 7 minutos que eu criei e examinei minuciosamente ao longo do último ano e meio, experimentando diferentes gêneros e expressões sonoras. Sob todas as camadas e letras, a mensagem subjacente é ‘Haja Luz’. É uma oração, um apelo e um grito por ajuda, e realmente espero que essa música possa trazer um pouco de esperança, da mesma forma que essa música faz por mim, para aqueles que mais precisam”, ela conclui.
Além da carreira solo, RAYE é compositora para grandes nomes da música global, como Beyoncé, para quem escreveu “RIIVERDANCE”, do álbum COWBOY CARTER. As duas cantoras já haviam trabalhado juntas em “BIGGER”, presente no disco The Gift. A britânica também assinou faixas para David Guetta, John Legend, Rihanna e Rita Ora.
“Genesis.” está disponível em todas as plataformas de música, e o clipe, no canal oficial de RAYE no YouTube.