Janu traz sombras, sonhos e e psicodelia em clipe de “Caiu no Poço” - FamososBR FamososBR


Janu traz sombras, sonhos e e psicodelia em clipe de “Caiu no Poço”

Seria o esquecimento mais temido que a morte?, questiona Janu em “Caiu no Poço”, terceira música do seu disco mais recente, Miolo do Oxente (2022). Um ano após o lançamento do álbum, o artista alagoano lançará na próxima sexta-feira, 29 de setembro, o videoclipe da faixa. A obra audiovisual, assim como o conceito de seu último trabalho, segue inspirada na estética de Mané do Rosário – manifestação da cultura popular de Alagoas -, desta vez se aprofundando em dilemas existenciais humanos, refletindo-se em imagens que brincam com sombras, sonhos e psicodelia.

Assista: 

Natural de Arapiraca, agreste alagoano, Janu é um artista que consegue unir com maestria sua ampla gama de referências, indo facilmente do pop francês ao brega funk, de Beatles a MGMT, de psicodelia à cultura popular, fazendo com que seja impossível rotulá-lo como artista regional – pelo contrário: está mais próximo de ser universal. “Caiu no Poço”, que conta com participação do também arapiraquense Mago Véio, ilustra bem isso. buscando explorar novos limites sonoros para além das expectativas. 

Enquanto “Vey”, primeiro single de Miolo do Oxente, busca apresentar uma saída, com uma mensagem positiva, para os momentos em que ruminamos demais os pensamentos, “Caiu no Poço” fala sobre o que acontece quando não conseguimos parar e acabamos afundando em um lugar meio turvo. Mas longe de ser depressiva e desestimulante, a canção também tenta confortar, mas nos convida a refletir sobre solidão e empatia com o próximo, e alerta: Não devemos ser da vida um mero esboço.

O videoclipe da faixa alterna entre um clima introspectivo, com imagens subjetivas que brincam com luz e sombra, e imagens de Poxim, povoado do município de Coruripe, litoral de Alagoas, cuja cultura inspirou Miolo do Oxente. O vilarejo é representado através de filmagens da Igreja de São José e do grupo do folguedo homenageado, caracterizado por pessoas dançando em homenagem ao santo padroeiro com roupas coloridas, saias longas, toalhas nos braços, chapéus de palha e véus que cobrem os rostos, o que remete a uma ideia de sonho em meio ao caos. Esta multiplicidade de imagens e simbolismos em conjunto traduzem a atmosfera mais densa e reflexiva de “Caiu no Poço”.

“Caiu no Poço” é de autoria de Janu e produção de Paulo Franco. O clipe foi dirigido pelo próprio artista e roteirizado por, além de Janu, Iago Caíque e Rodrigo Cruz. A obra audiovisual foi produzida pela Lindeza Produções e Viella Filmes.

Janu já tem uma bela estrada trilhada na música. Tem colaborações com nomes importantes da cena de Alagoas no seu currículo, como Gato Negro, Danada, Ítallo e Wado, e alcançou repercussão nacional com EP Matuto Urbano (lançado em 2011, ainda como Janu e os Matutos Urbanos) e o disco de estreia, Lindeza (2015). O músico já teve canções em trilhas de filmes, como “Perdi La Night”, presente no filme Morto Não Fala (Denninson Ramalho, Globo Filmes), e “Teu Sorriso” no filme O Retirante, de Tarcisio Ferreira, e no especial de 80 anos de Pelé. Plural e versátil, Janu explora o universo dos pops – o pop pop e o pop popular.

Siga Janu nas redes sociais

YouTube

Instagram


-PUBLICIDADE -