Telma Brites conquista territórios internacionais com Trilogia Gaia - FamososBR FamososBR


Telma Brites conquista territórios internacionais com Trilogia Gaia

Fascinada pelo mundo artístico, Telma Brites, nascida em 1963 na Bahia, se reencontrou com o universo da literatura em 2015 ao escrever “Gaia – A Roda da Vida”, livro que inicia a Trilogia Gaia. Formada em Ciências Sociais na UFBA, a qual se especializou em antropologia médica, a baiana criada em Cafarnaum viajou até diversos países europeus e encontrou grandes inspirações para a história que hoje tem edição no Brasil, Alemanha e Angola.

Se mudando para território francês em 1987, Telma Brites se tornou uma autodidata e trabalhou como professora de português. Em 2001, ao se mudar para a Alemanha, notou que precisava se adaptar a um novo estilo de vida, pois as escolas alemãs não tinham o idioma como disciplina, e foi nesta situação que sua conexão com a literatura, paixão pela mitologia grega e sonho em ser autora literária reacenderam.

Foi necessário viajar para diferentes cidades para se envolver com a essência da história, sendo a Ilha de Creta, na Grécia, um dos principais pontos de inspiração. Viana do Castelo (Portugal) e Bingen am Rhein (Alemanha) também foram momentos de pura dedicação no enredo fictício da escritora, que já foi indicado a premiações literárias nacionais e garantiu presença da artista nas bienais dos livros dos estados brasileiros e, até mesmo, fora do país.

Com nova edição lançada em 2020 pelo Grupo Editorial Coerência, a autora Telma Brites chega ao Brasil para iniciar uma tour de eventos de lançamento dos livros. No momento, a artista se encontra em Salvador, sendo seu primeiro encontro com leitores e amigos no sábado (08/01), às 17h, na Livraria LDM, localizada no Shopping Paseo Itaigara.

Entrelaçando a fantasia e reflexões sobre laços, a Trilogia Gaia é composta por “Gaia – A Roda da Vida”, “Gaia – O Templo Esquecido” e “Gaia – A Cidade da Luz”, na história os leitores acompanham a jovem órfã sendo protagonista de uma profecia envolvendo descendentes de Poseidon. Enfrentando os dilemas da adolescência e os diversos monstros mitológicos, Gaia segue em uma jornada arriscada ao lado de Jaison, o qual tem uma grande paixão por ela, em território Alemão para aplacar a fúria do Olimpo.

Sobre a autora
Telma Brites Alves nasceu em 1963 na Bahia, onde passou a infância, entre Cafarnaum e o Morro do Chapéu. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde fez teatro amador e se formou em Ciências Sociais na UFBA, especializando-se em antropologia médica. Já na adolescência, diferente da maioria dos colegas da mesma idade, gostava de ler Kafka, Simone de Beauvoir e Sartre. Em 1997, mudou-se para a França e conseguiu a titularidade CAPES para lecionar língua portuguesa. Atualmente mora em Sechtem, na Alemanha, onde ensina português em uma escola particular e dedica seu tempo livre para cuidar da família, e realizar o sonho de ser escritora. É casada e tem três filhos.

Sinopse “Gaia – A Roda da Vida”
Após perder os pais, Gaia Gottesstein é obrigada a abandonar a América para viver em uma cidadezinha da Alemanha. Lá, a jovem lida com os habituais dilemas da adolescência enquanto se adapta à nova rotina em um cenário paradisíaco e aparentemente inofensivo, mas que pode esconder segredos. Ao tentar revelá-los, Gaia descobre antigas histórias relacionadas ao passado de sua família e se vê entre deuses e monstros, que saltam das páginas dos livros de mitologia para influenciar diretamente sua vida. É então que ela passa a contar com a ajuda de Jaison, um rapaz de personalidade forte e de passado difícil, sem saber se esse amor será capaz de mantê-la forte o bastante para aplacar a fúria do Olimpo.

Sinopse “Gaia – O Templo Esquecido”
Atormentada pelos pesadelos cada vez mais frequentes, Gaia Gottesstein percebe que uma misteriosa profecia sugere que os deuses do Olimpo estão vivos e que isso pode custar sua vida. Decidida a investigar o desaparecimento de seus pais, mergulha de cabeça no passado de sua família. O que ela não poderia prever é que novas perdas e tensões a levariam à ilha de Ares, local onde suas habilidades e sentimentos serão colocados à prova. Separada de seu amado Jaison, o único que entendia suas agonias, é atraída para uma trama repleta de vingança e redenção, na qual jamais imaginou se envolver.

Sinopse “Gaia – A Cidade da Luz”
Aos sete anos, Gaia parece uma criança comum, mas, ao perder a mãe em um misterioso acidente aéreo e, nove anos depois, ver o pai desaparecer no fundo do oceano sem deixar vestígios, sua vida se transforma. Durante uma temporada com os tios na Alemanha, ela enfrenta inúmeros desafios e descobre que a trajetória de sua família está atrelada às épicas histórias da mitologia grega. Prestes a se lançar em uma cratera que põe em risco a sua vida, Gaia confronta um destino do qual nem mesmo o seu amado Jaison pode a proteger. A fúria doentia do deus do mar é implacável, mas a morte é a chave para ultrapassar a última porta que desvendará o enigma profético. Gaia e Jaison estarão preparados para confrontar as leis quânticas e sair ilesos dessa odisseia?

 

 


-PUBLICIDADE -