Bela Fit Ceará, Renata Alves posa sarada e revela luta contra a vigorexia: “em guerra com o espelho” - FamososBR FamososBR


Bela Fit Ceará, Renata Alves posa sarada e revela luta contra a vigorexia: “em guerra com o espelho”

Por onde passa, Renata Alves, 30 anos, chama a atenção por seu corpo escultural e definido. Representante do Ceará no concurso Bela Fit Brasil 2021, a loira estrelou um novo ensaio fotográfico e entregou nos bastidores a sua luta contra a vigorexia – ou Transtorno Dismórfico Muscular. Trata-se de um distúrbio que faz com que a pessoa fique sempre insatisfeita com a própria aparência e busque um visual mais sarado e definido.

“Eu vivo em guerra com o espelho, sempre acho que estou franguinha, que estou magra e sem músculos. Fico com uma imagem distorcida do meu corpo e acabo treinando mais, colocando mais peso e ficando mais tempo na academia. É um vício”, conta. “Cheguei a ter uma lesão na coluna recentemente porque treinei demais. Cheguei ao limite de malhar três vezes por dia”, lembra.

Os primeiros sinais surgiram quando ela entrou no Miss Bumbum Brasil, em 2014. Vaidosa, ela passou a cuidar mais do corpo e a se comparar com outras mulheres. Ao contrário do que os fãs diziam, Renata não se achava em forma o suficiente.  Ela conta que nos últimos tempos fez várias dietas malucas e chegou até a dispensar programas com amigos para treinar na academia.
 

“Para mim é um drama porque estou sempre querendo mudar o corpo e achando defeito. Hoje estou superando isso principalmente com ajuda do meu personal, que não me deixa exagerar na rotina. Mas realmente estava bem encanada com meu corpo. Muitas vezes voltava para a casa tremendo, sentia que os músculos estavam no limite, sabe? Isso me deixava desesperada, mas eu não conseguia parar”.

Para se recuperar, Renata começou um tratamento que reúne psicoterapeuta, nutricionista e educador físico. Ela afirma que continua praticando exercícios, mas agora de forma mais moderada.

“Entrar no concurso também me deixou mais tranquila porque o perfil das meninas é mais slim. Então não rola uma comparação ruim. Agora o foco é no título, entrei para ganhar, mas sem drama e mais em paz com o espelho”.

Fotos: Davi Borges / Edu Graboski / Divulgação


-PUBLICIDADE -