Tangueiros in Concert fará temporada de apresentações gratuitas na internet - FamososBR FamososBR


Tangueiros in Concert fará temporada de apresentações gratuitas na internet

De 05 a 10 de abril de 2021, sempre às 20h30, ao vivo pelo  Facebook, TANGUEIROS IN CONCERT apresenta o regente e pianista Pedro Henrique Calhaoque estará acompanhado pelos músicos Facundo Estefanelli no contrabaixo acústico, Israel Fogaça Jr. no violino, e Martin Lima no bandoneon. O projeto traz seis apresentações on lines, com repertório que valoriza a música instrumental. Os artistas são profissionais com formação musical em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior.

Drama, paixão e sensualidade se misturam à trilha sonora do TANGUEIROS IN CONCERT que em 6 shows on lines, dos tangos mais conhecidos, interpretando obras de Carlos Gardel até a grande revolução liderada por Astor Piazzolla. Apresentando um repertório refinado de tangos, que inclui desde os clássicos de salão até milongas e romanza. Mesclando intensidade a elementos sonoros tipicamente latinos, o ritmo envolve os ouvintes e reúne apaixonados pelos quatro cantos do mundo. Sua origem deu-se na região do Rio da Prata, entre as cidades de Buenos Aires e MontevidéuO tango é considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

 Em 2021, ano que integra as comemorações do centenário de nascimento de Astor Piazzolla, os shows TANGUEIROS IN CONCERT também prestam homenagem a este artista, destacando as composições com inovações do jazz.

O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal Aldir Blanc, através do Edital ProAC Expresso LAB 39/2020da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e conta com o apoio cultural da Stephanou Cultural.

As lives TANGUEIROS IN CONCERT ocorrerão nos dias 05, 06, 07, 08, 09 e 10 de abril, sempre às 20h30, horário de São Paulo, gratuitamente, pelo Facebook no endereço: https://www.facebook.com/pedrohcalhao .  

Um pouco mais sobre o músico:  

Pedro Henrique Calhao trilhou os primeiros passos de sua formação pianística com a profa. Maria Mendes, em Cuiabá, MT, continuando posteriormente em São Paulo, com Alexandre Leite, Sonia Muniz de Carvalho e Helenice Audi. Como formação erudita complementar foi orientado por Heitor Alimonda e Leilah Paiva (PR), Paul Ruttman e Eric Ruebner, da Hartford University (NY), e novamente com Almeida Prado (SP). Durante sua formação acadêmica apresentou-se, em 1995, na Anglo Continental School de Londres, em 1997, na Tulane University de New Orleans, USA. Seu interesse pela música popular o levou a estudar improvisação jazzística com o maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg, e posteriormente em Londres com Tim Richards, no Morley College. Com sua paixão pelo tango, encantou o público portenho em diversas passagens por Buenos Aires e outras capitais do Brasil.

Atua no campo da improvisação jazzística sob a orientação do maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg. Esteve na Rede Globo foi indicado ao prêmio “Talento Revelação 2006”, quando foi veiculada entrevista à Ana Maria Braga, coordenada pela jornalista Mariana Godoy. Participou, em 2006, do projeto “Clássicos de Domingo” realizado pelo Centro Cultural São Paulo com um concerto de obras variadas. Participou do curso de Musicologia da USP em 2007. Convidado pelo projeto “Música no Mube”, realizou dois concertos clássicos, com especial menção ao Memorial Argentina, em fevereiro de 2007. Atuou na Virada Cultural de 2007, com concerto no Memorial da América Latina. Em 2009 apresentou-se no projeto “Piano na Praça”, tocando obras de Astor Piazzolla, ao lado do maestro argentino Pablo Ziegler. Venceu o concurso “Jovens Solistas” em 2010, e recebeu, como prêmio, um Concerto Solo com a Orquestra Sinfônica da UNESP. Em 2011 estudou no Morley College, em Londres, como convidado de Tim Richards, na classe de Piano Jazz III.

Apaixonado pela música brasileira e argentina, descobriu a riqueza da linguagem tangueira ouvindo o maestro Horácio Salgan em gravações memoráveis. Priorizando a obra de Piazzolla, criou e lidera os grupos Tangueiros in Concert, e ‘’Cabaret Vintage”, com turnês por várias cidades brasileiras. Como recitalista, apresenta-se continuamente pelo Brasil, incluindo as cidades de Cuiabá, São Paulo, Curitiba e Fortaleza. Desde 2018 vem sendo orientado pela profa. Maria José Carrasqueira. Dotado de grande versatilidade no trato com a linguagem musical, Pedro Henrique Calhao transita com naturalidade pelo repertório do piano clássico e popular. Em 2018 por ocasião das comemorações dos 300 anos de fundação da cidade de Cuiabá, MT, foi solista do “Concerto Tricentenário”, em estreia mundial, do compositor brasileiro Jether Garotti Júnior, composto em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a regência do maestro Fabricio de Carvalho. Atualmente estuda a obras clássicas com Zezé Carrasqueira. Em 2020, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes, e é membro Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, em São Paulo, SP.  

FICHA TÉCNICA:

Regente e Pianista: Pedro Henrique Calhao

Contrabaixista: Facundo Estefanelli

Violinista: Israel Fogaça Jr.

Bandoneonista: Martin Lima

Curador Musical: Ernani Calhao

Gravação e Transmissão de Mídias: Mardonio

Assessoria de Imprensa: Vinícius Belo Relações Públicas

Produtora Executiva: Sabrina Stephanou – Stephanou Cultural

Temporada: 05, 06, 07, 08, 09 e 10/04

Horário: 20h30 (horário de São Paulo)

Categoria: Livre

ASSISTA GRÁTIShttps://www.facebook.com/pedrohcalhao


-PUBLICIDADE -