Almir Chiaratti lança single Mãe Terra - FamososBR FamososBR


Almir Chiaratti lança single Mãe Terra

O cantor e compositor carioca Almir Chiaratti começa a revelar os primeiros tons de seu próximo disco, “Frágil”, com o single e clipe “Mãe Terra”. A faixa entrega a mescla de elementos orgânicos e eletrônicos que irão povoar o novo trabalho do artista. O lançamento é do selo Cantores del Mundo.

O vídeo cinematográfico apresenta dois personagens: Tecnocurupira e Mãe Terra. A narrativa se passa em um mundo paralelo onde o lixo se miscigenou com a natureza,  e Mãe Terra cria Tecnocurupira para vir ao planeta mostrar os efeitos do excesso de produção de lixo tecnológico, enquanto o Tecnocurupira vem à cidade fazer um ritual para salvar a natureza remanescente no centro urbano. 

Aqui o conceito do álbum se apresenta pela primeira vez: tratar da fragilidade do corpo humano como caminho para uma hipertecnologização das sociedades, com lixo eletrônico como consequência. A performance do Tecnocurupira busca evidenciar o lixo produzido pela sociedade enquanto vem cobrar uma atitude de mudança. O roteiro foi criado pela compositora e realizadora audiovisual Anná e pelo próprio Almir Chiaratti. 

O clipe foi gravado em Teresópolis e no centro do Rio de Janeiro, passando por Paço imperial, Arco do Teles, estação das barcas e no que sobrou da antiga perimetral. O figurino foi criado por Rui Cortez inspirado na obra de Bispo do Rosário com vestido feito de sacolas plásticas e um macacão pós-apocalíptico com restos de latas, fios de cobre, celulares, ventilador e laptop. Tudo para fortalecer o conceito de que, por sermos seres frágeis, sem garras, carapaças ou chifres, precisamos desenvolver tecnologia para sobreviver. Sendo assim, nada é mais fiel e nos representa tanto quanto o lixo que produzimos.

“Imaginamos mundos possíveis e resolvemos contar a história da Mãe Terra que cria um ser em uma dança performática e que vem se apresentar como consequência do modo urbano de vida contemporâneo. É a primeira vez que consigo produzir os clipes e o disco como eu queria. Estou muito satisfeito com as equipes que trabalharam em diferentes fases do processo e ansioso para saber o que as pessoas vão sentir quando virem e ouvirem o trabalho. Acho que minha canção está mais madura e admiro muito a maneira como o Federico Puppi sente, pensa e executa os arranjos. Estou bem animado com o ‘Frágil’”, antecipa Almir.

O álbum marcará uma nova fase na discografia do artista. Almir Chiaratti fez sua estreia artística em 2015 com o disco “Bastidores do Sorriso”, produzido pelo próprio cantor e presença marcante nas listas de melhores lançamentos daquele ano. Em 2017, após outros lançamentos, a faixa “Triz” saiu pelo selo Sagitta Records e chega a quase 100 mil reproduções apenas no Spotify. O atual lançamento, “Mãe Terra”, nasce em tom de oração. A faixa convida o corpo à dança para reequilibrar nossos modos de vida. A capa é de Kiko Dinucci e a produção musical é de Federico Puppi, indicado ao Grammy Latino em 2015 pelo álbum “Guelã”, de Maria Gadú. 

Enquanto isso, é possível conferir “Mãe Terra” no YouTube e nas principais plataformas de streaming de música.

Assista ao clipe “Mãe Terra”: https://youtu.be/2VEUBLnAQ58

Ouça “Mãe Terra”: https://ingroov.es/maeterra 

 


-PUBLICIDADE -